Após o programa Fantástico desse domingo 16/09 muitos pacientes estão com curiosidade e dúvidas quanto ao tratamento que o jogador Ronaldinho se submeteu. Foram feitas facetas de porcelana em seus dentes e cirurgia de correção gengival. No caso dele, existe também a indicação cirurgica ortognática, pois ele apresenta grande discrepância entre maxila e mandíbula, palato ogival(céu da boca alto). A maxila do jogador tem altura alterada também. mas como ele não queria passar pela cirurgia foi utilizada técnicas menos invasivas para a reabilitação estética.
A cirurgia gengival foi feita com remoção de gengiva e muito provavelmente remoção óssea também. forma feitas facetas de porcelana que melhoraram posicionamento, tamanho e contorno dos dentes. Ele deve ter sido submetido também a tratamento de clareamento dental anterior a colocação das facetas, pois seus dentes inferiores também estavam bem branquinhos. Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes. O clareador não alterará a cor desses materiais. Nestes casos, existem outras opções. Existem ainda casos em que os pigmentos são muito resistentes devido a, por exemplo, antibióticos do tipo tetraciclina.
A odontologia hoje pode oferecer excelentes opções para a melhor estética dental, tais como as facetas de porcelana,caso utilizado pelo dentista no Ronaldinho, que são um dos tipos de próteses existentes. Essas próteses são uma espécie de capa, fixadas na parte frontal do dente, mudando sua forma, cor e tamanho.
Facetas laminadas são camadas finas de porcelanas na face frontal dos dentes. Para dentes extremamente descorados, lascados ou disformes, proporcionam um sorriso durável e agradável. Facetas laminadas são difíceis de serem manchadas tornando-as populares no público que busca um sorriso perfeito.
Existem dois tipos de facetas laminadas:
- As facetas laminadas de porcelana (indireta), que devem ser primeiramente produzidas em um laboratório dental, para serem ajustados aos dentes, normalmente são necessárias duas visitas ao dentista. Facetas laminadas de porcelana são muito duráveis.
- As facetas laminadas compostas (direto), na qual uma resina é aplicada ao dente numa única visita. Requerem visitas periódicas ao dentista para manutenção.
Indicação
A faceta é indicada para corrigir o formato de dentes saudáveis ou que não estejam completamente destruídos. Para pequenas correções, indica-se restaurações de resina; para os dentes que já possuem muitas restaurações, as coroas. A faceta de porcelana é usada em especial para corrigir dentes quebrados, diastemas (dentes separados), dentes curtos e má formação.
Tratamento
O tratamento para facetas ou lâminas, dura em média duas consultas. O primeiro passo é preparar o dente. A moldagem será encaminhada ao protético que desenvolverá o tamanho e a forma ideal do dente, seguindo as orientações do dentista. Durante a fase de confecção das lâminas, o paciente, quando necessário, usa as provisórias, de resina, o que torna o tratamento imperceptível. A faceta é feita no tom dos dentes do paciente, o que dá um resultado muito natural. Nos casos em que o paciente tem os dentes escuros ou muito manchados, o dentista pode recomendar o clareamento antes do desenvolvimento das facetas.
Resultados
Os dentes ficam como se fossem naturais. Só percebe a correção quem já conhecia o paciente anteriormente, mesmo assim, se a mudança for muito drástica.
Contra-indicação
As facetas de porcelana são contra-indicadas para pacientes com hábitos parafuncionais (apertamento, roer unha, morder caneta, por exemplo) ou bruxismo. Nesses casos de bruxismo e apertamento é necessário uso de placa miorelaxante noturna que evitará o contato das facetas com os dentes antagonistas. Alguns pacientes chegam a quebrar a faceta por causa desses hábitos. Mas, se esses hábitos forem corrigidos, a faceta dura por muito tempo, pois o passar dos anos não a enfraquece e nem modifica sua cor.
Além dos cuidados com a higiene, é fundamental que seja feito um controle através do retorno do paciente ao consultório. Como a prótese é mais dura, ela não sofre o desgaste natural que o dente apresenta com a mastigação.
Só o dentista está habilitado a fazer esse tipo de procedimento e tem a competência de fazer a indicação desse tratamento aos pacientes.