terça-feira, 17 de setembro de 2013

Facetas e Laminados

Após o programa Fantástico desse domingo 16/09 muitos pacientes estão com curiosidade e dúvidas quanto ao tratamento que o jogador Ronaldinho se submeteu. Foram feitas facetas de porcelana em seus dentes e cirurgia de correção gengival. No caso dele, existe também a indicação cirurgica ortognática, pois ele apresenta grande discrepância entre maxila e mandíbula, palato ogival(céu da boca alto). A maxila do jogador tem altura alterada também. mas como ele não queria passar pela cirurgia foi utilizada técnicas menos invasivas para a reabilitação estética.
A cirurgia gengival foi feita com remoção de gengiva e muito provavelmente remoção óssea também. forma feitas facetas de porcelana que melhoraram  posicionamento, tamanho e contorno dos dentes. Ele deve ter sido submetido também a tratamento de clareamento dental anterior a colocação das facetas, pois seus dentes inferiores também  estavam bem branquinhos. Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes. O clareador não alterará a cor desses materiais. Nestes casos, existem outras opções. Existem ainda casos em que os pigmentos são muito resistentes devido a, por exemplo, antibióticos do tipo tetraciclina. 


A odontologia hoje pode oferecer excelentes opções para a melhor estética dental, tais como as facetas de porcelana,caso utilizado pelo dentista no Ronaldinho, que são um dos tipos de próteses existentes. Essas próteses são uma espécie de capa, fixadas na parte frontal do dente, mudando sua forma, cor e tamanho. 


Facetas laminadas são camadas finas de porcelanas na face frontal dos dentes. Para dentes extremamente descorados, lascados ou disformes, proporcionam um sorriso durável e agradável. Facetas laminadas são difíceis de serem manchadas tornando-as populares no público que busca um sorriso perfeito.


Existem dois tipos de facetas laminadas:

- As facetas laminadas de porcelana (indireta), que devem ser primeiramente produzidas em um laboratório dental, para serem ajustados aos dentes, normalmente são necessárias duas visitas ao dentista. Facetas laminadas de porcelana são muito duráveis.

- As facetas laminadas compostas (direto), na qual uma resina é aplicada ao dente numa única visita. Requerem visitas periódicas ao dentista para manutenção.
Indicação


A faceta é indicada para corrigir o formato de dentes saudáveis ou que não estejam completamente destruídos. Para pequenas correções, indica-se restaurações de resina; para os dentes que já possuem muitas restaurações, as coroas. A faceta de porcelana é usada em especial para corrigir dentes quebrados, diastemas (dentes separados), dentes curtos e má formação.


Tratamento

O tratamento para facetas ou lâminas, dura em média duas consultas. O primeiro passo é preparar o dente. A moldagem será encaminhada ao protético que desenvolverá o tamanho e a forma ideal do dente, seguindo as orientações do dentista. Durante a fase de confecção das lâminas, o paciente, quando necessário, usa as provisórias, de resina, o que torna o tratamento imperceptível. A faceta é feita no tom dos dentes do paciente, o que dá um resultado muito natural. Nos casos em que o paciente tem os dentes escuros ou muito manchados, o dentista pode recomendar o clareamento antes do desenvolvimento das facetas.


Resultados

Os dentes ficam como se fossem naturais. Só percebe a correção quem já conhecia o paciente anteriormente, mesmo assim, se a mudança for muito drástica.


Contra-indicação

As facetas de porcelana são contra-indicadas para pacientes com hábitos parafuncionais (apertamento, roer unha, morder caneta, por exemplo) ou bruxismo. Nesses casos de bruxismo e apertamento é necessário uso de placa miorelaxante noturna que evitará o contato das facetas com os dentes antagonistas. Alguns pacientes chegam a quebrar a faceta por causa desses hábitos. Mas, se esses hábitos forem corrigidos, a faceta dura por muito tempo, pois o passar dos anos não a enfraquece e nem modifica sua cor.
Além dos cuidados com a higiene, é fundamental que seja feito um controle através do retorno do paciente ao consultório. Como a prótese é mais dura, ela não sofre o desgaste natural que o dente apresenta com a mastigação.
Só o dentista está habilitado a fazer esse tipo de procedimento e tem a competência de fazer a indicação desse tratamento aos pacientes.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

LASER NA ODONTOLOGIA


A palavra LASER significa light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que, em português, seria ‘luz amplificada pela emissão estimulada de radiação’.
O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas.
O laser de baixa potência ou laser terapêutico (low level laser therapy – LLLT) tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante.
Atualmente, devemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos.
Como toda técnica , porém, é fundamental que se conheça bem os seus princípios básicos, principalmente porque os efeitos e o mecanismo de ação do laser são bastante complexos.
No caso do Herpes Labial, por exemplo, é comum o paciente chegar ao consultório para aplicação do laser, e ele já estar usando uma pomada ou tomando um comprimido para o Herpes. Infelizmente, esses comprimidos ou pomadas, têm o mecanismo de ação somente no DNA do vírus, diminuindo somente o tempo de exposição da lesão não atuando diretamente no fortalecimento da imunidade da região, apesar de não ter problema do seu uso concomitante com o laser.
O laser vai biomodular a região, isto é, vai fazer com que o local fique mais resistente (as células do nosso organismo ficam mais fortes e resistentes ao vírus), fazendo com que a reincidência diminua acentuadamente.
Agora na Núcleo de Prevenção estaremos usando essa tecnologia a favor de nossos pacientes em nossa clínica diária. 
APLICAÇÕES E INDICAÇÕES NA ODONTOLOGIA
Alívio da dor - promove o alívio de dores de diversas etiologias, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós – operatório, entre outras aplicações.
Reparação tecidual - A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz após tratamento de canal, lesões traumáticas, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade tecidual superior.
Redução de edema ou “inchaço” e de hiperemia que seria o aumento da circulação sanguínea local (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) – Indicado na aplicação do pós operatório de procedimentos no campo da periodontia (inflamações gengivais e dos tecidos de sustentação dos dentes), cirurgia oral menor, etc
Anestesia - Ajuda a diminuir o desconforto do paciente no momento da aplicação da anestesia, visto que pode ser utilizado como pré-anestésico. O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados.
A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental, pela retração da gengiva, e após o clareamento dental. 
Dores na articulação da mandíbula
Paralisia facial
Herpes simples (Herpes Labial)
Herpes zoster
Hipersensibilidade dentinária
Afta
Alveolite (infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária)
Bioestimulação óssea
Cárie
Endodontia (Tratamento de canal)
Exodontia (Extração dentária)
Língua geográfica (termo usado para descrever a aparência de mapa geográfico da língua, causada por manchas irregulares em sua superfície, de causa desconhecida)
Lesão traumática
Nevralgia do trigêmio (é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir)
Parestesia (Sensações cutâneas subjetivas, por exemplo., frio, aquecimento, formigamento, pressão, etc. que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimula
Caso você tenha uma dessas indicações ligue para nós que faremos aplicações de laser para você ter uma melhora mais rápida e algumas vezes com uma única aplicação seu problema seja solucionado.

Leia Mais: LASER NA ODONTOLOGIA - ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?685#ixzz2f3fb536K 
(c) Copyright 2001-2013 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda 
Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook