sábado, 27 de fevereiro de 2016

Maneiras De Manter Uma Boa Higiene Dental À Medida Que Você Envelhece

Bons hábitos de higiene bucal e cuidados dentais são importantes em qualquer idade. Mas à medida que você envelhece, você pode se perguntar se sua rotina dental precisa de alguns ajustes, ou se certas mudanças na sua vida também causaram mudanças em sua boca. Se você tem todos os seus dentes originais, alguns deles ou um conjunto completo de prótese dentária, os cuidados intensos com sua boca são tão importantes quando você está mais velho quanto como era importante quando você era criança.
O flúor continua sendo importante
O flúor não é só para crianças. Mesmo que você esteja com mais de 50 anos, ainda é importante proteger a superfície de seus dentes e evitar a cárie. Indivíduos mais velhos têm um risco aumentado de terem cárie, principalmente cáries radiculares, tornando-se duplamente importante a utilização do flúor como parte da rotina diária. Ao escovar os dentes – três vezes por dia - use creme dental com flúor e fio dental. Beber água fluoretada também pode ajudá-lo a se defender da cárie dentária à medida que você envelhece. Se você está particularmente preocupado com a cárie ou já possui alguns dentes cariados, seu dentista pode sugerir um tratamento com flúor no consultório para um nível adicional de proteção.
Cuidado com a boca seca
Embora envelhecer não signifique necessariamente a probabilidade de boca seca, certas características do envelhecimento, como medicamentos mais regulares ou uma condição crônica, podem aumentar o risco da boca seca - juntamente com cárie. A boca seca também pode afetar o ajuste de suas próteses dentárias muitas vezes causando atrito entre as dentaduras e a gengiva.
Se você sofre de boca seca, há algumas melhorias que você pode fazer em relação à sua higiene dental para reduzir os sintomas. Você pode usar um enxaguante ou spray bucal hidratante ou mascar chicletes sem açúcar, para estimular a produção de saliva. Existem pastas de dentes especificas para boca seca que ajudam na emolencia, hidratação e estimulação da salivação Outra opção é utilizar saliva artificial, que seu dentista poderá recomendar para você.
Você também pode consultar seu médico ou dentista se sua medicação estiver causando a boca seca. O ajuste da dose ou a tentativa de um novo medicamento pode ajudar a aliviar alguns sintomas.
Cuidados com suas próteses dentárias
Se você pertence ao grupo de usuários de prótese, ainda é importante cuidar delas da mesma forma como você cuidaria dos dentes naturais. Use creme dental e limpe-as diariamente. Você também deve escovar a gengiva e a língua com uma escova macia para remover bactérias e partículas de alimentos da boca. Se você possui próteses parciais, use o fio dental entre os implantes antes de colocar a prótese de volta. Seu dentista pode fornecer instruções específicas de como cuidar de suas próteses para que elas durem o máximo possível.
Não se esqueça da doença gengival
Se você possui dentes naturais ou não, a gengivite ainda é uma preocupação entre indivíduos mais velhos. Um estudo publicado no Journal of Dental Research, importante jornal científico, descobriu que quase 64% dos adultos com mais de 65 anos de idade teve periodontite severa ou moderada entre 2009 e 2010. Apesar de comum, a gengivite não precisa ser sinônimo de envelhecer. Manter uma boa higiene dental e ir ao dentista regularmente o ajudará a evitar ou tratar da gengivite o mais brevemente possível. Existe uma escova chamada interdental que é muito boa para limpeza interproximais, indico muito aos meus pacientes, elas são excelentes. elas ajudam muito no controle da perda óssea causada pela doença periodontal e na eliminação da gengivite.
Um sorriso saudável cai bem em qualquer idade. Manter bons hábitos de higiene, consultar o dentista regularmente e fazer alterações na sua rotina de acordo com a mudança do seu corpo, vai ajudá-lo a manter uma ótima aparência do seu sorriso pela vida inteira

fonte: colgate

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ranger Os Dentes Pode Levar A Dor Facial

Você acorda com dor de cabeça, na mandíbula e nos dentes? Pode ser que você tenha o hábito de ranger seu dente à noite, também conhecido como bruxismo. Muitos dentistas acreditam que esse hábito é causado por stress e ansiedade, mas também pode ser causado por desalinhamento dos dentes.
O que é bruxismo?
Bruxismo é uma condição que ocorre quando uma pessoa range os dentes. Pode acontecer durante o dia, mas geralmente ocorre subconscientemente à noite quando se está dormindo. Infelizmente esse hábito pode desgastar, fraturar ou até lascar os dentes, deixando-os sensíveis. Algumas pessoas acordam com dor na cabeça e na mandíbula devido à pressão dos músculos da mandíbula ao ranger os dentes. É a tensão, a ansiedade ou frustração que causa esse hábito? Pode ser que seus dentes não estejam alinhados corretamente, um mal também conhecido como má oclusão. Bruxismo pode causar DTM - Disfunção da Articulação Temporomandibular, um problema que ocorre com os músculos de mastigação da mandíbula. Qualquer que seja a causa, é melhor consultar um profissional para procurar medidas corretivas.
Maneiras de combater esse problema

Muitos dentistas prescrevem placas de mordida noturnas como uma medida para impedir o bruxismo. Uma placa de acrílico rígida e transparente é usada nos dentes, superiores ou inferiores, para impedir o desgaste inconsciente dos dentes.  Seu dentista vai fazer um molde dos dentes e então o laboratório odontológico pode criar sua própria placa noturna customizada. Mas antes de qualquer possível tratamento é necessário que o dentista ouça a queixa do paciente, seu histórico e que faça uma investigação profunda nos hábitos do paciente. Muitas vezes o paciente aperta seus dentes durante o dia também ou tem algum outro hábito que faz com que seus músculos entrem em fadiga e lhe causem dor. Precisamos analisar a causa e o efeito desse hábito. A placa serve para relaxamento noturno e proteção da articulação quando estamos desacordados.  
Uma vez que o stress é um dos muitos fatores envolvidos no problema, técnicas de relaxamento podem ajudar. Fisioterapias, acupuntura, yoga, faça algo que te dê prazer e que lhe relaxe. Tente aquietar seu cérebro antes de ir para a cama. Tome um banho quente e relaxante, beba um copo de chá de ervas calmante antes de dormir, como camomila, e evite qualquer produto com cafeína.
As crianças podem ter hábito de ranger os dentes?
Ranger de dentes em crianças não é incomum. O ranger de dentes pode ocorrer em crianças experimentando stress ou problemas na escola, além de má oclusão de dentes. Se seu filho está rangendo os dentes durante o sono ou de dia, é melhor levá-lo para uma avaliação. Lembre-se que os danos aos dentes de leite podem ser arrumados, mas é melhor corrigir esses problemas antes da dentição permanente aparecer. Além disso, se seu filho reclamar de dor de ouvido sem evidência de infecção, o bruxismo pode ser a causa.
Para crianças menores, ofereça algum relaxamento antes de dormir para ajudar a acalmá-las. Considere um banho quente, uma massagem suave, leite morno ou uma história relaxante. 
Procure um dentista especialista em DTM para um tratamento mais completo .  Esse é um problema sério que compromete muitos elementos. Quem tem esse problema sabe o quanto ele pode ser limitante e penoso.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O que são facetas? E lentes de contato dentais? O assunto do momento!

As pessoas com sorriso sadio gostam de exibi-lo, mas sorrir pode ser uma experiência dolorosa, emocional e fisicamente, para aquelas com dentes lascados, pigmentados ou tortos. Felizmente, há várias opções para ajudar a resolver problemas dentários, e uma das mais populares para pacientes mais velhos são as facetas laminadas de porcelana.
O que são facetas de porcelana e lentes de contato dentais
As facetas de porcelana e as lentes de contato dentais são pequenas peças de porcelana trabalhadas para cobrir a parte frontal dos dentes. Elas são resistentes, parecem naturais e são confeccionadas para reconstruir a forma e a cor dos próprios dentes das pessoas.
Para preparar os dentes para essas facetas, o dentista removerá cerca de 1 milímetro de esmalte da superfície de cada dente ,umas vezes mais, outras vezes menos, dependendo da técnica e da necessidade de cada paciente A seguir, ele obterá a impressão do lado interno da boca, produzirá um modelo de gesso e o enviará a um laboratório dentário onde as facetas serão personalizadas por um técnico em prótese dentária.
Quando prontas, o dentista fixará o produto aos dentes com cimento especial.
As facetas são uma boa opção?
Dentes pigmentados, lascados, cariados ou tortos são bons candidatos para as facetas. Elas também são benéficas em situações de pequenos espaços (diastemas)entre dois dentes, assim como para pequenos problemas relacionados à estética e de oclusão. Devemos discutir o uso de facetas de porcelana com o dentista. Se elas forem recomendadas a você, você deverá fazer parte do processo de desenho. O paciente deve informar ao dentista sobre o que deseja corrigir e o que está buscando em um novo sorriso. Com o uso da técnica por imagens para cosmética, a pessoa poderá até ter uma visão antecipada do novo sorriso.

Lentes de contato dentais
As famosas lentes de contato consiste em um processo muito parecido com as facetas, mas com desgaste minimo ou nenhum desgaste. São feitas pequenas correções de posição e cor. Mudanças drásticas não serão feitas com esse procedimento. Existe indicações  e limitações para essa técnica.
Vantagens e desvantagens
Além de você se beneficiar esteticamente das facetas laminadas, esse é um procedimento que  em sua totalidade necessita de desgastes. Os materiais usados para preparar essas facetas também fornecem resistência a manchas de café, chá e de outros alimentos contra as quais os dentes naturais não protegem tão facilmente. Mas nunca uma faceta será melhor que um esmalte natural.
Entretanto, uma vez removido o esmalte, o procedimento é irreversível. O paciente deve ter em mente que, uma vez cimentada a faceta, a cor não pode ser alterada. A pessoa pode também apresentar sensibilidade à temperatura por alguns dias. As facetas são resistentes, mas podem ser danificadas pela mastigação e por roer unhas; por isso, esses hábitos precisam ser eliminados, se existirem.
Converse com seu dentista para maiores esclarecimentos e lembre-se cada paciente é um ser único. Nem sempre todos tem a mesma indicação.
Obrigada e até a próxima!