segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Saude Bucal das Crianças

Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?


Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um  ótimo investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece você dando um bom exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova incentivam a boa higiene bucal.


                                                                         


Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajudá-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos:
-Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).
-Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
-Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.
-Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.
-Ir ao dentista para exames regulares.



                                                                                             

Que técnicas de escovação posso ensinar a meus filhos?

Observe seu filho escovar os dentes. Auxilie-o até que ele se habitue ao seguinte:
Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental.
Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente.
Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva.
Escove com movimentos para frente e para trás.
Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente.
Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.
Quando a criança deve começar a usar o fio dental?
O fio dental remove as partículas de alimentos e placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha não consegue retirar. Por isso, comece a usá-lo quando a criança tiver quatro anos. Ao completar oito anos, as crianças já podem usar o fio dental sem auxílio dos pais.
O que é selante dental ?
O selante dental cria uma barreira  contra as cáries. O selante é uma película fina de resina aplicada à superfície dos dentes permanentes posteriores, onde a maioria das cáries se forma. A aplicação do selante  pode ser feita durante uma consulta ao dentista. O dentista poderá informar se é recomendável fazer esta aplicação nos dentes de seu filho, pois não e indicado a todas as crianças.
E o fluor ?
O flúor é uma das melhores maneiras de evitar as cáries. Trata-se de um mineral natural que se combina com o esmalte dos dentes, fortalecendo-os. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantia de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você tem em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que apresenta, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), seu pediatra ou dentista poderá recomendar gotas de flúor ou um enxagüante bucal, além de um creme dental com flúor.


Qual é a importância da alimentação na saúde bucal da criança?


Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.
Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries.
Cada "ataque" pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento. Até as "beliscadas" podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.
O que fazer se meu filho quebrar um dente?

Em qualquer caso de ferimento na boca, você deve comunicar-se imediatamente com o dentista. Ele fará um exame na área afetada e determinará o tratamento adequado. Você pode dar um analgésico para evitar que a criança sofra até chegar ao consultório.
Se possível, guarde a parte quebrada do dente e mostre-a ao dentista. No caso de cair o dente em razão de um acidente, leve-o ao dentista o mais rápido possível. Evite tocar muito no dente e procure não limpá-lo. Coloque-o em água ou leite até chegar ao consultório do dentista*. Em alguns casos é possível reimplantá-lo.



* Pode ser que seja possível recolocá-lo na boca de seu filho através do procedimento de reimplante.


                                                                             

fonte colgate

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bruxismo : o que e' isso !


Ola gente, hoje vamos falar sobre um mal que a cada dia acomete mais e mais pessoas , o bruxismo. Quase todos os dias eu atendo um paciente com queixa ou com algum sintoma de Disfunção. Realmente e o mal do seculo! Pelo menos na área odontológica! Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva e algumas vezes pode ate matar o nervo do dente levando ao tratamento de canal.  O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, a  DTM.



Como Saber Se Tenho Bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado. Ou então começam a ouvir estalos ou barulhos em suas articulações ou dores na região dos ouvidos.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.
Como o Bruxismo é Tratado?
O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:
O uso de um dispositivo(placa miorelaxante) quando dormir: feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.



encontrando meios de relaxamento a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar termoterapia na face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

Muitas vezes e necessário ajustar a mordida ou mesmo alinhar os dentes ortodonticamente. O tratamento de DTm e multidisciplinar e depende muito do paciente. Não há cura , existe o controle. E o controle esta ao alcance de todos. E com a ajude de nos especialistas em DTM fica muito mais fácil .
Beijos Resinoso a todos .

domingo, 20 de maio de 2012

Apresentação da equipe

Nunca apresentei pra vocês a minha equipe da clinica. Adoro todas, uma equipe multidisciplinar e FEMININA. Não que seja minha preferência, rss, mas a odontologia vem se tornando uma profissão dominada pelas mulheres.
Dra. Cristina Pasqual- ortodontista e especialista em DTM
Conheci a Cris na minha especialização de DTM na Unifesp. Trabalho com ela também la no consultório dela no tatuape. A Cris possui um blog também chama ortodontia atual. Visitem vale muito a pena, mega indico.
Dra. Paula Falchet- especialista em cirurgia bucomaxilo e especialista em DTM. Também conheci a Paula na especialização. Paula esta gravidissima. Mais uma para o Baby Boom, rss.
Dra. Viviane Guimarães- clinica geral Conhecia Vivi quando a Isabela foi embora pra Ribeirão Preto. Precisávamos de uma clinica geral e a Vivi veio pra nos ajudar.
Por ultimo e não menos importante Paula Roque, nossa secretaria. Super atenciosa, responsável e eficiente.
Essa e a equipe da Núcleo de Prevenção e Saúde Odontológica.
Venha nos fazer uma visita!

sábado, 19 de maio de 2012

Você sabe usar o fio dental

Desde que me formei percebo que 70% das pessoas não sabem passar o fio dental. Fique claro que não estou julgando o não saber das pessoas e sim a falta de uma explicação mais profunda sobre esse "assunto" que todos os pacientes, ou em sua maioria ADORA. Na minha anamnese, perguntas pessoais e de saúde preenchida pelo paciente em sua primeira consulta, existe uma pergunta: Você usa fio dental
respostas mil são dadas, mas a mais frequente é raramente.
Eu muitas vezes peco em não explicar a todos como usar, mas em sua maioria eu pergunto como usa e explico. Afinal ninguém nasce sabendo e transmitir esse tipo de informação e obrigação do dentista.
O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e restos de alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente ou nunca chegam - sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é necessário e altamente recomendável.
Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica:


Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.








Que tipo de fio dental devo usar
Fio de nylon (ou multifilamento)
Fio PTFE (monofilamento)
Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. Eu particularmente prefiro a fita(monofilamento) encerada. Gosto muito da oral B pro saúde da caixa cinza
                              



tambem existe o oral b super floss, que tem uso bem restrito, mas uma maravilha quando bem indicado.




Fio Dental Oral-B Super FlossEspecialmente desenvolvido para remoção eficaz da placa bacteriana em pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes.





É composto por 3 partes:




•Extremidade rígida: permite sua inserção sob aparelhos ortodônticos, pontes e espaços interproximais estreitos.

•Rede de fibras esponjosas: limpa eficazmente as superfícies interproximais. Excelente essa parte esponjosa, na minha opinião a melhor do mercado, acho que única.

•Fio Dental Regular: para limpeza entre os dentes e linha das gengivas- esse não gosto muito, fio grosso


USE FIO DENTAL . SUA SAÚDE BUCAL AGRADECE!!!!






sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sorriso branco, todo mundo quer!!!!

Oi gente, hoje vim falar de um assunto de interesse universal, rss, la vem meu lado libriana, exageraaaada.
DENTES BRANCOS. SORRISO DE CAPA DE REVISTA. Todos almejam um sorriso branquinho, igual ao da Xuxa. Mas sera possível isso ! As vezes não. A busca pelo clareamento dental continua grande, mas nem sempre conseguimos chegar na expectativa do paciente. Muitos são os  obstáculos pra se chegar no tão almejado dente branco. Restaurações, coroas, sensibilidade e a própria saturação do dente. Sim concordo que um dente mais branquinho nos torna mais bonitos, mais jovens, mais"limpinhos". Mas nem sempre o tom desejado não conseguimos. Mas na grande maioria dos casos o resultado e excelente.
Cá entre nos,ADORO fazer clareamento. Em mim e nos outros. rsss.
Existem muitas técnicas, muitos kits, muitas formulas. O dentista que deve escolher de acordo com o caso e a necessidade de cada paciente. Eu alterno técnicas de acordo com o resultado que o dente apresenta, muitas vezes eles param de clarear no meio do tratamento e alterno concentração de gel, formula, então , pra mim pelo menos fica difícil eleger a melhor técnica.A  Melhor e aquela que se enquadra no caso naquele determinado momento. Mas gosto muito de alternar a técnica de consultório com a de auto aplicação_ o caseiro. Gosto de usar gel que necessita ficar apenas uma hora em contato com o dente. Considero menos agressivo ao dente e ao paciente, porque dormir de moldeira ninguém merece!
Quanto a sensibilidade , ela e transitória e acontece por causa da desidratação que o gel causa no dente. então da-lhe dessensiblizante em gel ou pasta de dente. E sim e necessário não comer alimentos com corante. Quer chegar em um resultado rápido e bonito, siga direitinho o que o dentista te recomendou e garanto que você vai sair feliz do consultório.
Beijos resinosos a vocês

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Baby Boom

Nessa semana 2 pacientinhos virão ao mundo. Filhos de duas pacientes que eu adoro. Veio ao mundo dia 15/05/2012 Enrico, filho da Karina Sena e do Leonardo. E Giovanna , filha da Fernanda Pilati e do Gabriel.
Que esses novos pacientinhos cresçam com muita saúde, amor e paz. Que não dêem muito trabalho 'a essas mães, rss, principalmente a  Fernanda , marinheira de 1a. viagem.
Beijos resinosos ,


Aventuras como modelo Polidental

Nessa semana recebi a newsletter da Polidental, empresa que fabrica produtos odontológicos, tanto pra CD como pra protéticos. A minha Newsletter. A que eu posei como modelo...Vê se pode... Fui convidada pra fazer essa campanha. Olha que luxo!!!! Os produtos são realmente ótimos, por isso que aceitei também, nunca associaria a minha imagem em produtos que não fossem bons ou não acreditasse.
E foi esse o resultado:
Olha o Glamour!!!! Adorei!
Beijos resinosos a todos.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SENSODYNE REPAIR & PROTECT

ola pessoal, nesse fim de semana testei uma nova pasta de dente da sensodyne a repair & protect. A consultora da sensodyne tinha vindo no consultório e me dado uma amostra. Muito boa mesmo. Nunca usei uma pasta com resultado tão imediato como essa. ela esquenta o dente e dessensibiliza. Eu indico ela super, a todos que tem sensibilidade dentinária. Fica a dica. Beijos resinosos

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Renovada voltei!!!

Depois de mais um longo e tenebroso inverno voltei. Voltei depois de um ano. Depois de mudar de secretaria. Depois de não ter mais socia. Depois de muitas mudanças voltei. Renovada. Afim de novos desafios. Estou aqui.