segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cuidado bucal na terceira idade

Como posso manter uma boa saúde bucal na terceira idade?
Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira. Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, se usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza.
Que informações sobre a saúde bucal um indivíduo da terceira idade deve ter?
Até mesmo quem escova e usa fio dental regularmente, pode ter alguns problemas específicos. Muitas pessoas na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde geral. Felizmente, seu dentista pode ajudar você a encarar estes desafios com êxito quase que garantido.
  • As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são mais comuns em pessoas da terceira idade. Por isso, é importante escovar com um creme dental que contenha flúor, usar fio dental todos os dias e não deixar de ir ao dentista.
  • A sensibilidade pode se agravar com a idade. Com o passar do tempo é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Nos casos mais severos, pode ocorrer sensibilidade com relação ao ar frio e a alimentos e líquidos doces ou amargos. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, tente usar um creme dental apropriado. Se o problema persistir, consulte o dentista já que esta sensibilidade pode indicar a existência de um problema mais sério, como, por exemplo, cárie ou dente fraturado.
  • As pessoas mais velhas se queixam de boca seca com freqüência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Se não tratado, pode prejudicar seus dentes. Seu dentista pode recomendar vários métodos para manter sua boca mais úmida, como tratamentos ou remédios adequados para evitar a boca seca.
  • Enfermidades preexistentes (diabete, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca. Converse com seu dentista sobre quaisquer problemas de saúde existente para que ele possa ter uma visão completa da situação e para que possa ajudar você de forma mais específica.
  • As dentaduras tornam mais fácil a vida de muitas pessoas da terceira idade, mas exigem cuidados especiais. Siga rigorosamente as instruções do seu dentista e, caso ocorra qualquer problema, marque uma consulta. Os portadores de dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral pelo menos uma vez por ano.
A gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades e que pode se tornar muito sério, especialmente em pessoas de mais de 40 anos. Vários fatores podem agravar a gengivite, inclusive:
1. Má alimentação.

2. Higiene bucal inadequada.

3. Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.

4. Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.

5. Certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.
Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticálas o mais cedo possível. As consultas periódicas garantem o seu diagnóstico e o seu tratamento precoce. É importante saber que a boa higiene bucal evita o aparecimento de enfermidades gengivais.
As próteses são usadas para reforçar dentes danificados ou substituir dentes extraídos. Uma coroa é usada para recobrir um dente que sofreu perda de substância. Ela fortalece a estrutura do dente e melhora a sua aparência, sua forma ou seu alinhamento. As pontes ou próteses fixas são usadas para substituir um ou mais dentes faltantes e são fixadas nos dentes naturais ou nos implantes situados ao lado do espaço deixado pelo dente extraído.
Cada dia que passa a expectativa de vida aumenta. Vale sempre a pena lembrar que temos que cuidar muito bem dos dentes , gengiva enfim de toda a boca pois eles irão nos acompanhar por muitos e muitos anos! 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Se você usa aparelho ou conhece alguém que usa vale a pena dar uma lida...

Aparelho Ortodôntico

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com os dentes, principalmente se ele for fixo. Maus hábitos alimentares e pessoais podem ocasionar danos e prolongar o tratamento. E ninguém quer isso, não é mesmo? Então, fique atento a essas dicas, elas podem evitar problemas e fazer com que seu tratamento ocorra ainda melhor. 

Quais são os cuidados pessoais básicos? 
Evite roer unhas e morder canetas e lápis. Além disso, evite mexer ou cutucar o aparelho.

Quais são os cuidados com a alimentação? 
Evite comer doces duros ou grudentos demais, como: balas, chicletes e pirulitos. Quando for comer frutas ou vegetais, corte-os em pedaços. Também vale lembrar que morder gelo ou comer lanches muito duros também prejudica o seu aparelho ortodôntico.
Aparelho Ortodôntico
Como conter os danos causados pelo aparelho ortodôntico? 
Caso seu aparelho solte o fio ou o bracket, utilize cera ortodôntica para evitar feridas na boca. Depois é só informar o dentista o ocorrido para que ele faça a manutenção do aparelho.

O que devo fazer no dia em que meu aparelho for ajustado para diminuir o desconforto? 
Ingerir alimentos líquidos e pastosos ajuda a minimizar o desconforto neste momento.

Existe um fio dental especial para quem usa aparelho ortodôntico? 
É recomendado o uso do fio ou fita dental para quem usa aparelho fixo, ele desliza melhor entre os dentes e garante melhor limpeza.

Com os devidos cuidados seu tratamento será conduzido com mais rapidez, eficácia e tranquilidade.





fonte colgate

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tabela sobre o cuidado e segurança dos dentes das crianças


Segurança e seus dentes:
Danos aos dentes podem, muitas vezes, ser prevenidos, especialmente se você sabe os cuidados que deve ter. Esta tabela pode ajudá-lo nisso. Assinale as áreas específicas que você sabe que são perigosas. 
CausaPrevençãoÁreas de Perigos Potenciais no Local
Puxar/empurrar
  • Estimule crianças a ter consideração um pelos outros e, de maneira gentil, lembre-os de esperar a vez quando apropriado.
Cair da escada
  • Não apresse as crianças.
  • Lembre as crianças de usarem o corrimão.

Cair da bicicleta ou de um brinquedo em parquinhos

  • Reveja a regras de segurança.
  • Ensine a usá-lo(a) de maneira segura.
  • Certifique-se de que são apropriados para a idade e de que estão em bom estado.
Correr com objetos na boca
  • Façam, juntos, uma lista das únicas coisas que devem ser colocadas na boca e a ilustrem. Pendure na altura dos olhos das crianças.
Cair/tropeçar
  • Lembre às crianças que elas devem andar e não correr.
  • Deixe o caminho livre de brinquedos, materiais e poças.
Acidentes de carro (paradas bruscas)
  • Sempre use cinto de segurança.
  • Dê objetos para seus filhos simularem a situação.
Morder objetos duros
  • Façam, juntos, uma lista do que não se deve morder. Estimule as crianças a incluir itens na lista assim que lembrarem de algo
Você Sabia?
  • Os dentes frontais superiores são os mais atingidos nos acidentes.
  • Os dentes de trás e a gengiva normalmente são feridos ao mastigarmos lápis, gelo ou quebrarmos nozes.
fonte colgate


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Facetas e Laminados

Após o programa Fantástico desse domingo 16/09 muitos pacientes estão com curiosidade e dúvidas quanto ao tratamento que o jogador Ronaldinho se submeteu. Foram feitas facetas de porcelana em seus dentes e cirurgia de correção gengival. No caso dele, existe também a indicação cirurgica ortognática, pois ele apresenta grande discrepância entre maxila e mandíbula, palato ogival(céu da boca alto). A maxila do jogador tem altura alterada também. mas como ele não queria passar pela cirurgia foi utilizada técnicas menos invasivas para a reabilitação estética.
A cirurgia gengival foi feita com remoção de gengiva e muito provavelmente remoção óssea também. forma feitas facetas de porcelana que melhoraram  posicionamento, tamanho e contorno dos dentes. Ele deve ter sido submetido também a tratamento de clareamento dental anterior a colocação das facetas, pois seus dentes inferiores também  estavam bem branquinhos. Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes. O clareador não alterará a cor desses materiais. Nestes casos, existem outras opções. Existem ainda casos em que os pigmentos são muito resistentes devido a, por exemplo, antibióticos do tipo tetraciclina. 


A odontologia hoje pode oferecer excelentes opções para a melhor estética dental, tais como as facetas de porcelana,caso utilizado pelo dentista no Ronaldinho, que são um dos tipos de próteses existentes. Essas próteses são uma espécie de capa, fixadas na parte frontal do dente, mudando sua forma, cor e tamanho. 


Facetas laminadas são camadas finas de porcelanas na face frontal dos dentes. Para dentes extremamente descorados, lascados ou disformes, proporcionam um sorriso durável e agradável. Facetas laminadas são difíceis de serem manchadas tornando-as populares no público que busca um sorriso perfeito.


Existem dois tipos de facetas laminadas:

- As facetas laminadas de porcelana (indireta), que devem ser primeiramente produzidas em um laboratório dental, para serem ajustados aos dentes, normalmente são necessárias duas visitas ao dentista. Facetas laminadas de porcelana são muito duráveis.

- As facetas laminadas compostas (direto), na qual uma resina é aplicada ao dente numa única visita. Requerem visitas periódicas ao dentista para manutenção.
Indicação


A faceta é indicada para corrigir o formato de dentes saudáveis ou que não estejam completamente destruídos. Para pequenas correções, indica-se restaurações de resina; para os dentes que já possuem muitas restaurações, as coroas. A faceta de porcelana é usada em especial para corrigir dentes quebrados, diastemas (dentes separados), dentes curtos e má formação.


Tratamento

O tratamento para facetas ou lâminas, dura em média duas consultas. O primeiro passo é preparar o dente. A moldagem será encaminhada ao protético que desenvolverá o tamanho e a forma ideal do dente, seguindo as orientações do dentista. Durante a fase de confecção das lâminas, o paciente, quando necessário, usa as provisórias, de resina, o que torna o tratamento imperceptível. A faceta é feita no tom dos dentes do paciente, o que dá um resultado muito natural. Nos casos em que o paciente tem os dentes escuros ou muito manchados, o dentista pode recomendar o clareamento antes do desenvolvimento das facetas.


Resultados

Os dentes ficam como se fossem naturais. Só percebe a correção quem já conhecia o paciente anteriormente, mesmo assim, se a mudança for muito drástica.


Contra-indicação

As facetas de porcelana são contra-indicadas para pacientes com hábitos parafuncionais (apertamento, roer unha, morder caneta, por exemplo) ou bruxismo. Nesses casos de bruxismo e apertamento é necessário uso de placa miorelaxante noturna que evitará o contato das facetas com os dentes antagonistas. Alguns pacientes chegam a quebrar a faceta por causa desses hábitos. Mas, se esses hábitos forem corrigidos, a faceta dura por muito tempo, pois o passar dos anos não a enfraquece e nem modifica sua cor.
Além dos cuidados com a higiene, é fundamental que seja feito um controle através do retorno do paciente ao consultório. Como a prótese é mais dura, ela não sofre o desgaste natural que o dente apresenta com a mastigação.
Só o dentista está habilitado a fazer esse tipo de procedimento e tem a competência de fazer a indicação desse tratamento aos pacientes.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

LASER NA ODONTOLOGIA


A palavra LASER significa light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que, em português, seria ‘luz amplificada pela emissão estimulada de radiação’.
O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas.
O laser de baixa potência ou laser terapêutico (low level laser therapy – LLLT) tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante.
Atualmente, devemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos.
Como toda técnica , porém, é fundamental que se conheça bem os seus princípios básicos, principalmente porque os efeitos e o mecanismo de ação do laser são bastante complexos.
No caso do Herpes Labial, por exemplo, é comum o paciente chegar ao consultório para aplicação do laser, e ele já estar usando uma pomada ou tomando um comprimido para o Herpes. Infelizmente, esses comprimidos ou pomadas, têm o mecanismo de ação somente no DNA do vírus, diminuindo somente o tempo de exposição da lesão não atuando diretamente no fortalecimento da imunidade da região, apesar de não ter problema do seu uso concomitante com o laser.
O laser vai biomodular a região, isto é, vai fazer com que o local fique mais resistente (as células do nosso organismo ficam mais fortes e resistentes ao vírus), fazendo com que a reincidência diminua acentuadamente.
Agora na Núcleo de Prevenção estaremos usando essa tecnologia a favor de nossos pacientes em nossa clínica diária. 
APLICAÇÕES E INDICAÇÕES NA ODONTOLOGIA
Alívio da dor - promove o alívio de dores de diversas etiologias, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós – operatório, entre outras aplicações.
Reparação tecidual - A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz após tratamento de canal, lesões traumáticas, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade tecidual superior.
Redução de edema ou “inchaço” e de hiperemia que seria o aumento da circulação sanguínea local (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) – Indicado na aplicação do pós operatório de procedimentos no campo da periodontia (inflamações gengivais e dos tecidos de sustentação dos dentes), cirurgia oral menor, etc
Anestesia - Ajuda a diminuir o desconforto do paciente no momento da aplicação da anestesia, visto que pode ser utilizado como pré-anestésico. O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados.
A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental, pela retração da gengiva, e após o clareamento dental. 
Dores na articulação da mandíbula
Paralisia facial
Herpes simples (Herpes Labial)
Herpes zoster
Hipersensibilidade dentinária
Afta
Alveolite (infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária)
Bioestimulação óssea
Cárie
Endodontia (Tratamento de canal)
Exodontia (Extração dentária)
Língua geográfica (termo usado para descrever a aparência de mapa geográfico da língua, causada por manchas irregulares em sua superfície, de causa desconhecida)
Lesão traumática
Nevralgia do trigêmio (é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir)
Parestesia (Sensações cutâneas subjetivas, por exemplo., frio, aquecimento, formigamento, pressão, etc. que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimula
Caso você tenha uma dessas indicações ligue para nós que faremos aplicações de laser para você ter uma melhora mais rápida e algumas vezes com uma única aplicação seu problema seja solucionado.

Leia Mais: LASER NA ODONTOLOGIA - ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?685#ixzz2f3fb536K 
(c) Copyright 2001-2013 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda 
Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A escolha da escova certa


Que tipo de escova devo usar?
Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:
  • A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas as áreas da boca, como por exemplo, os dentes posteriores.
  • Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica etc) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis etc), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.
  • Para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldades para escovar ou destreza manual limitada, a escova elétrica é uma boa alternativa porque limpa melhor os dentes.
Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
fonte colgate

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Cremes dentais para dentes sensíveis

Como agem os cremes dentais indicados para dentes sensíveis?

Os cremes de ultima geração, indicados para dentes sensíveis são muito eficazes se usados da maneira indicada pelo fabricante e pelo seu dentista.
A maioria dos cremes dentais para dentes sensiveis é baseado em sais de potássio, na forma de nitrato de potássio, citrato de potássio ou cloreto de potássio. Eles agem no sintoma e não na causa da sensibilidade. Além disso eles podem levar semanas para agirem promovendo um alivio significativo.
A tecnologia que utiliza arginina e carbonato de cálcio age imediatamente na causa da sensibilidade promovendo alivio quase imediato e mais duradouro. mas também é necessário uso continuo para perpetuar seus benefícios. Existe uma pasta de profilaxia baseada também em arginina e carbonato de cálcio mais concentrada utlizada pelo dentista que nesses casos é indicada como uma proteção mais forte. Existem também vernizes com flúor que são bem concentrados e são usados topicamente nos locais de retração e ficam grudados na região liberando flúor gradativamente.
Procure seu dentista para melhor indicação de produtos para seu caso


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como cuidar dos dentes sensíveis

Aprenda como cuidar dos dentes sensíveis

Se seus dentes são sensíveis, existem vários passos simples, porém importantes, que você pode dar hoje para ajudar a trata-los.

1, praticar boa higiene, incluindo uma correta escovação ,limpeza com fio dental e nunca esquecer de escovar a lingua. Uma das causas da retração gengival é a doença periodontal que a má higiene faz ela progredir causando perda óssea e consequentemente  retrair a genviva.

2, Utilizar um  creme dental específico para dentes sensíveis

3,Não escove com muita força ou mais vezes do que seu dentista orientou

4. Utilize escovas macias ou ultra macia. Nunca será a dureza das cerdas que lhe garantirá dentes mais limpos. 

5.Cuidado ao consumir bebidas ácidas que ajudaram a desgastar seu esmalte. Quando utilizamos alimentos ou bebidas ácidas a tendência do organismo para tentar regularizar o ph da saliva que se tornará acido é retirar água do dente para solubilizar a acidez. Quando isso ocorre as retrações se tornam mais sensiveis. 

6.Utilize produtos de higiene oral fluoretados para ajudar a manter o flúor no esmalte e nas regiões de retração

7. Evite ranger e apertar seus dentes durante o dia e se necessário utilizar placas de mordida noturna. A força feita nesses momentos acelera o processo de retração e perda de estrutura dentária

8.Consulte sempre seu dentista para fazer limpeza evitando o acúmulo de placa e tártaro, recomendações sobre prevenção oral e conselhos sobre dentes sensíveis.

Cuidando dessa maneira a chance de sua sensibilidade piorar é muito pequena.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas de vocês.
Até a próxima...

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Causadores da Sensibilidade -sensibilidade parte II

Causadores da Sensibilidade
Seus dentes são sensíveis a comidas quentes e frias? São sensíveis a bebidas quentes e frias ou doces e azedas? Uma variedade de coisas podem causar uma pontada ou dor de dente ocasional para pessoas com dentes sensíveis.
Mas existe controle pra esses sintomas, é necessário a avaliação do dentista e ele passará o tratamento necessário para cada caso.


Creme dental Sensodyne desencadeador frio
74% das pessoas experimentam uma pontada ou dor ao ingerir comidas ou bebidas frias.¹
14% das pessoas experimentam uma pontada ou dor ao ingerir comidas ou bebidas quentes.¹
10% das pessoas experimentam uma pontada ou dor ao respirar ar frio.¹
26% das pessoas experimentam uma pontada ou dor ao ingerir comidas doces.¹

terça-feira, 30 de julho de 2013

Tudo sobre sensibilidade - parte I

Olá,  a partir de hoje falarei sobre uma das dúvidas e queixa mais frequentes no consultório: a sensibilidade dentinária.
Vou falar o que é, a causa e como prevenir, tratar, diagnóstico diferencial e a sensibilidade pós tratamento de clareamento .

Entendendo um pouco a sensibilidade e o dente.
A exposição da dentina é a causa das dores mais frequentes e regulares ou ocasionadas dos dentes, que podem variar de leve a muito desconfortável.
A dentina está logo abaixo do esmalte. Milhares de canais tubulares microscópicos estão presentes na dentina. Uma vez que a dentina é exposta, os nervos dentro desses túbulos podem se tornar suscetíveis a estímulos de temperatura (comida e bebida fria, ácidos) e resultar em uma dor curta e aguda no dente.
A hipersensibilidade dentinária é a sensação de dor quando você estimula a dentina exposta do dente.
O potássio presente em alguns cremes dentais podem criar uma barreira contra a sensação de dor e com seu uso regular proteger a região com retração e dentina exposta
Sensodyne - Dentina exposta

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Diabetes um problema muitas vezes silencioso

O que é diabetes?
O diabetes é uma enfermidade caracterizada pelo fato de o corpo não produzir ou usar adequadamente a insulina. A insulina é um hormônio necessário à conversão do açúcar, amido e outros elementos na energia de que precisamos na vida diária.

O que são doenças periodontais?
Doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente "ao redor do dente". A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes.

A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes. Esta doença inicia quando a bactéria presente na placa começa a inflamar a gengiva.

Como o diabetes se relaciona com as doenças periodontais?
Um grupo de pesquisadores dinamarqueses concluiu que sofrer de doença periodontal como gengivite ou periodontite grave pode levar o paciente a desenvolver características de pré-diabetes.

Eles descobriram também que a doença periodontal pode afetar o controle da glicose e finalmente contribuir para a progressão do diabetes tipo 2. Da mesma forma, o diabético tem mais propensão à doença periodontal.

Felizmente, a doença periodontal pode ser revertida se detectada nos estágios iniciais. Estágios avançados da doença podem levar a perda do osso e do dente. Converse com seu dentista sobre a sua gengiva e descubra o que você pode fazer para mantê-la saudável.

O cigarro e as doenças periodontais
Do ponto de vista da saúde bucal, o uso do tabaco é um dos mais significativos fatores de risco para o desenvolvimento da doença periodontal em populações com higiene bucal satisfatória. Estudos epidemiológicos demonstraram a relação entre o consumo de tabaco (particularmente cigarro), a doença periodontal e perda dentária.

Muitos estudos relacionaram o ato de fumar como indicador da gravidade da doença periodontal, incluindo perda óssea alveolar, número de dentes perdidos, mau hálito, entre outros.

Dessa forma, deve-se visitar o seu dentista periodicamente para a prevenção de doenças periodontais e perda de dentes em pacientes adultos. Um pequeno investimento diário em saúde bucal traz benefícios por toda a vida.

Cuidados básicos para a saúde bucal
  • Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental;
  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva;
  • Complemente a escovação utilizando um enxaguatório bucal com flúor, para eliminar as bactérias nas áreas onde a escova não alcança;
  • Faça tratamentos com selantes em suas visitas ao dentista, a fim de fortalecer e proteger os dentes;
  • Troque sua escova a cada três meses ou sempre que as cerdas perderem sua forma original. Lembre-se de trocá-la também sempre que tiver um resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta, a fim de evitar recontaminações;
  • Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido;
  • Faça avaliações regulares com seu dentista. O cuidado preventivo pode evitar que complicações ocorram e que problemas menores se tornem sérios.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Implantes Dentais

Uma boa higiene oral é essencial para manter a saúde dos seus implantes. É muito importante que a placa bacteriana seja removida adequadamente para evitar complicações no seu implante. Isto significa que além das visitas frequentes de manutenção ao dentista, você precisa escovar os dentes adequadamente, passar o fio ou fita dental, e limpar o espaço entre seus dentes (chamados de espaços interdentais) com uma escova interdental. O uso do creme dental antibacteriano ajuda a reduzir a placa bacteriana e previne a inflamação.

Proteja o seu investimento de tempo e dinheiro nos seus implantes dentais para que eles possam durar muito tempo, mantenha uma boa higiene oral para evitar complicações que podem levar a perda do implante. 


Se a higiene oral for inadequada pode levar à perda dos implantes. Pois, as bactérias se multiplicarão na superfície do implante até níveis prejudiciais. Isto resultará na inflamação do tecido gengival, que é chamada de mucosite peri-implantar. Se não for tratada, poderá resultar em perda óssea ao redor do implante, levando à peri-implantite e depois à perda do implante.




Pode-se comparar a peri-implantite (inflamação ao redor do implante com perda óssea) à periodontite. As duas doenças são causadas por bactérias semelhantes. Por isso a periodontite não tratada pode aumentar o risco da perda do implante. A peri-implantite é a causa mais comum de perda do implante.
Os implantes dentais são uma revolução da odontologia moderna pois devolvem a estética e a funcionalidade dos dentes perdidos. Siga as dicas a seguir para ajudar a garantir o sucesso do seu implante e a saúde da sua boca.1, 2


Fumar
Este é um dos maiores fatores de riscos de complicações relacionadas a implantes. Portanto, é recomendado que você pare de fumar.
Higiene OralManutenção.Fio dental e escovação interdentalFio ou fita dental
O fio dental é um passo muito importante para a remoção efetiva da placa bacteriana entre seus dentes e ao redor do seu implante. O uso do fio ou fita dental pode ser feito em qualquer fase do processo de implantação. Isso deixa sua gengiva saudável e reduz a placa bacteriana nos espaços entre os seus dentes, que são chamados espaços interdentais. A escovação interdental é igualmente importante.
Escovação interdental
Como uma escova normal não alcança os espaços interdentais, você pode usar escovas interdentais, bem como o fio ou fita dental, para limpar os espaços entre os seus dentes. É muito importante limpar os espaços adjacentes ao seu implante dental para que a remoção das bactérias seja efetiva.
Tenha uma boa higiene bucalVisite regularmente seu dentistaEscove com um creme dental antibacteriano
  1. Fine DH, Furgang D, Markowitz K, et al. JADA. 2006;137:1406-1413.
  1. A 6-Month Study of the Effects of a 0.3% Triclosan/Copolymer Dentifrice on Dental Implants Sreenivasan PK, Vered Y, Zini A, et al. J Clin Periodontol. 2010;1-10.
  1. Clinical Efficacy of Colgate Total® Toothpaste on Peri-Implant Mucositis in Dental Implant Patients Ramberg P, Lindhe J, Botticelli D, et al. J Clin Dent. 2009;20:103-107.

É de extrema importância a higiene oral e cuidados com o seu implante durante todas as etapas do tratamento. Prestar muita atenção à sua higiene oral diária é importante para a longevidade do seu implante.
Consultar seu dentista regularmente: Você e seu dentista precisam decidir com que frequência as consultas deverão ocorrer, mas geralmente elas ocorrem em intervalos entre três e seis meses. Nessas consultas, seus implantes, dentes e gengiva serão higienizados pelo seu dentista. Em especial, as áreas difíceis de serem alcançadas. A limpeza profissional dos implantes é mais complexa do que a limpeza dos dentes, o que significa que demora mais e exige instrumentos especiais.



A mucosite peri-implantar e a peri-implantite são geralmente indolores por isso os pacientes deixam de notar o desenvolvimento destas doenças. Esta é outra razão pela qual é tão importante as visitas regulares de prevenção ao dentista.
Técnica de escovação adequada
Técnica de escovação adequada
Imediatamente após a implantação cirúrgica, a área onde o implante foi colocado ficará sensível, e você poderá ter dificuldade de usar uma escova de dente na região. Desse modo, para evitar a formação da placa use antissépticos bucais antibacterianos e/ou cremes dentais, conforme recomendação do seu dentista. Um ou dois dias após a inserção do implante você pode usar uma escova de dente extra macia para higienização da região. Uma vez que a prótese dentária (coroa, dente) for colocada, escove muito bem toda área ao redor do implante.
É importante que você remova a placa todos os dias por meio de uma escovação efetiva e do uso do fio ou fita dental. Você deve limpar completamente ao redor dos dentes e dos implantes. Dependendo da fase do seu tratamento, o implante deve ser higienizado conforme orientação do seu dentista.
Imediatamente após a implantação cirúrgica, o local geralmente fica sensível, e você pode ter dificuldade de escovar os dentes na região do implante. Você pode evitar a formação da placa usando antisséptico bucal e cremes dentais antibacterianos.
Técnica de escovação adequada
Técnica de escovação adequada
Creme dental antibacteriano
para cuidar de implantes dentais
Como consigo remover melhor as bactérias da placa após a escovação?



A resposta é simples: escove os dentes com uma escova macia e um creme dental antibacteriano que ajude a eliminar as bactérias da placa durante todo o dia.1



Pesquisas clínicas mostram que um creme dental antibacteriano possuem efeito positivo no sucesso do implante dental.2,3



Mas nem todos os cremes dentais são antibacterianos. Quando você escolher um creme dental, leia quais são os componentes ativos que contém no verso da embalagem e veja se ele possui um agente bacteriano.
Dicas rápidas para a saúde bucal
e saúde dos implantes
Os implantes dentais são uma revolução na odontologia moderna. Eles devolvem a estética e a funcionalidade dos dentes perdidos. Garanta o sucesso do seu implante e a saúde da boca seguindo as seguintes dicas:
Isto significa parar de fumar e otimizar a remoção das bactérias da placa com fio ou fita dentalescovação interdental e escovação dos dentes (técnica de escovação adequada).
Somente um profissional da odontologia pode diagnosticar a peri-implantite, então check-ups e limpezas regulares são essenciais para garantir a saúde do seu implante dental. Além da limpeza, os profissionais da odontologia pode
m informá-lo sobre as maneiras mais efetivas de cuidar dos seus implantes e reduzir o risco de doenças bucais mais severas.
Pesquisas clínicas mostram que um creme dental antibacteriano ajuda no sucesso dos implantes.1,2

Referências: